Programa voltado para alunas e professoras do ensino médio oferece experiências em laboratórios de pesquisa, desenvolvimento de projetos científicos e workshops interativos
O Programa Futuras Cientistas está com inscrições abertas para uma imersão científica voltada para professoras e alunas do ensino médio. São 470 bolsas disponíveis para todo o país. Podem participar alunas do 2º ano do ensino médio e professoras do ensino médio, ambas de escolas públicas. O prazo de inscrição vai até 4 de setembro.
Conforme o edital, o objetivo é estimular o desenvolvimento educacional de mulheres estudantes do ensino médio, nas áreas de Ciência e Tecnologia, através de sua aproximação a centros tecnológicos e instituições de pesquisa.
As participantes selecionadas recebem brindes exclusivos e bolsa-auxílio, além de vivenciar a experiência de fazer ciência. Durante o programa, elas terão experiências em laboratórios de pesquisa, desenvolvimento de projetos científicos, workshops interativos, modalidades remotas e híbridas. Nesta edição, o programa tem abrangência nacional.
Para participar, basta preencher o formulário. Todas as informações sobre o programa constam no edital.
As atividades começam no dia 4 de janeiro de 2024, estendendo-se até 24 de fevereiro de 2024. Exceto no Acre, que serão realizadas do dia 30 de janeiro a 27 de fevereiro, e no Pará, onde serão realizadas do dia 1º a 27 de fevereiro de 2024.
O programa é uma iniciativa da União, por intermédio do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), Unidade de Pesquisa integrante da estrutura básica do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Fonte: O Tempo