Os 4,5 milhões de estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem conhecer como será a prova do novo modelo de seleção para a maioria das universidades federais. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulga hoje um simulado com 40 questões-modelo em sua página na internet – www.inep.gov.br. Pelo menos 48 das 55 universidades federais utilizarão a nota do Enem em alguma etapa de seleção.
O simulado tem dez questões para cada uma das quatro áreas avaliadas: ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e códigos e matemática. “O objetivo é que os alunos tenham uma ideia do tipo de questões que encontrarão no Enem”, disse o presidente do Inep, Reynaldo Fernandes.
A grande diferença entre as questões de edições anteriores do Enem e as da nova prova será o grau de dificuldade, segundo Fernandes. Antes, o exame era considerado mais fácil que os vestibulares das universidades mais concorridas. Assim como na prova, que será aplicada nos dias 3 e 4 de outubro, cada questão tem cinco itens, com apenas uma resposta correta. O presidente do Inep, também explicou que a correção da prova levará em conta o padrão de respostas do estudante. Será possível identificar, por exemplo, se ele “chutou” muito no exame.