Empresas e instituições privadas de inovação tecnológica poderão receber financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) para desenvolvimento de projetos de inovação. Os editais, a serem abertos em breve, são resultados de demandas do Sistema Mineiro de Inovação (Simi) e têm o objetivo de proporcionar o desenvolvimento de um novo produto, processo ou serviço inovador na empresa. Também é destinado para promover o aumento de sua competitividade.
Entre os editais, um que prevê a contratação de designers, e o outro será para a contratação de mestres e doutores ou a estruturação de centros de pesquisa e desenvolvimento. No caso do edital de mestres e doutores, a empresa poderá demandar até dois bolsistas.
Uma das instituições privadas aprovadas em edital anterior é a Intec. Para o diretor de negócios da empresa, Sidiney Cabral, o edital de mestres e doutores é uma grande oportunidade para efetivação da inovação no âmbito empresarial. “Hoje, por meio da construção de parcerias estratégicas e do amadurecimento da equipe de pesquisa e de toda empresa, avançamos e estamos nos preparando para inovações ainda mais focadas no mercado global”, destacou Cabral. O prazo de execução dos projetos será de dois anos.