Preços são cerca de 20% mais caros devido à pequena produção.
Faturamento com orgânicos cresce no Brasil
O faturamento com produtos orgânicos cresce mais no Brasil do que nos maiores mercados de alimentos e bebidas do mundo. Em Uberaba, a falta de conhecimento ainda atrapalha, mas a partir do momento que o consumidor conhece os benefícios do produto, há crescimento na comercialização. Segundo estimativas, em 2011 a venda de alimentos processados e de bebidas orgânicas no país aumentou 9,8%, depois da alta de 40,6% em 2010.
“Para receber a classificação como produto orgânico, o alimento ou a bebida precisam ser produzidos sem agrotóxicos, cultivados com manejo sustentável do solo e da água, sendo fiscalizados diuturnamente durante pelo menos três anos”, explica a empresária do segmento Ana Cristina Fonseca. Segundo ela, os preços são cerca de 20% mais caros devido à pequena produção. “Entretanto, os consumidores levam em conta os benefícios que eles trazem à saúde e se tornam fiéis a esse tipo de alimentação”, comenta, acrescentando que, desde o início da sua atividade no segmento, a comercialização aumentou em torno de 10%.