Eclipse solar (Foto/NASA)
Acontecerá nesta quinta-feira (20) um eclipse solar híbrido, durante a madrugada, de acordo com o horário de Brasília. O fenômeno é considerado híbrido, pois pode variar dependendo de onde for observado. Ou seja, pode ser solar ou lunar, dependendo da localização em que for visto. Outra característica que o torna raro é o fato de acontecer a cada 10 anos.
Apesar de tão especial, o eclipse não poderá ser observado do Brasil. Os espectadores sortudos da Austrália, Timor Leste e Indonésia.
A última vez que um eclipse híbrido ocorreu, foi em novembro de 2013. O próximo só ocorrerá em novembro de 2031.
Além deste, o fenômeno deve se repetir em 5 maio, quando acontecerá um eclipse penumbral. Neste caso, a Lua entra na sombra externa da Terra (penumbra) -, que é pouco visível.
Já em 14 de outubro, chega a vez dos brasileiros serem espectadores. Será possível observar um eclipse anular do Sol. A faixa de anularidade passará pelos Estados do Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Por outro lado, em boa parte do Centro-Oeste, Sudeste e Sul, quem olhar para o céu perto das 15h da tarde do dia 14 de outubro verá o nosso astro meio que "mordido" pela Lua.
O próximo eclipse anular só deve ser observado no país em 2034.