QUEM SERÁ?

Fonte misteriosa envia sinais à Terra há mais de 30 anos, diz 'Nature'

Publicado em 21/07/2023 às 05:56Atualizado em 21/07/2023 às 06:05
Compartilhar

Luz misteriosa no céu (Foto/Reprodução/NASA's Goddard Space Flight Center/SA/JPL-Caltech)

Há mais de 30 anos, uma fonte enigmática tem sido responsável por emitir pulsos de rádio com diferentes níveis de brilho, de acordo com um artigo publicado na revista Nature. A fonte desconhecida consistentemente envia sinais de rádio para a Terra desde pelo menos 1988.

Recentemente, os cientistas descobriram que essa fonte segue um padrão de pulsação de 21 minutos, um fenômeno anteriormente considerado impossível pelas explicações científicas convencionais. Quando esses pulsos atravessam a Terra, suas emissões são breves e brilhantes, assemelhando-se à luz de um farol em rotação. As rajadas regulares de energia se alternam em brilho, de forma similar a uma bola de espelhos giratória em uma discoteca.

As características dessas emissões assemelham-se às explosões provenientes de pulsares, que são estrelas de nêutrons que giram rapidamente e emitem feixes de energia de rádio, ou rajadas rápidas de rádio, que duram de milissegundos a vários segundos.

Os detalhes dessa descoberta foram publicados em um artigo intitulado "Um transiente de rádio de longo período ativo por três décadas", na revista Nature. O objeto em questão, denominado de GPMJ1839-10, está além da "linha da morte do pulsar". Isto significa que, caso o campo magnético do pulsar seja forte e gire rapidamente o suficiente, ele pode ser captado, mas, caso contrário, não seria possível detectar sua energia a partir da Terra.

Outra teoria sugere que o objeto pode ser uma anã branca ou um magnetar altamente magnetizado, que é um tipo especial de estrela de nêutrons com campos magnéticos incrivelmente fortes - contudo, essas emissões não foram detectadas.

Os cientistas acreditam que esses sinais de rádio estão sendo emitidos para a Terra desde 1988, conforme mostram registros antigos que, até então, haviam passado despercebidos pelos responsáveis pela coleta de dados. Após a descoberta da fonte, pesquisadores revisaram os arquivos de rádio e encontraram repetições desses pulsos por pelo menos 35 anos. Apesar disso, a natureza exata desse fenômeno ainda permanece incerta.

Os estudiosos desconhecem a origem precisa do objeto responsável por enviar essas ondas de rádio para o nosso planeta. Os estudos futuros nesta área visam fornecer explicações sobre a incomum natureza dessa fonte misteriosa.

Victoria M Kaspi, professora de física da Universidade McGill, que não participou do estudo, comentou em um artigo adicional: "Apenas o tempo dirá o que mais está oculto nesses dados e o que as observações em diversas escalas de tempo astronômicas revelarão".

*Com informações do jornal Estado de Minas

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por