GERAL

Forte esquema de segurança na aplicação das provas do Enem

A preocupação com a segurança das provas para evitar novo vazamento, como ocorreu em outubro, marca a realização do Enem 2009, hoje e amanhã. Ministério da Educação

Fernando Natálio
Publicado em 05/12/2009 às 00:16Atualizado em 20/12/2022 às 09:12
Compartilhar

A preocupação com a segurança das provas para evitar novo vazamento, como ocorreu em outubro, marca a realização do Enem 2009, hoje e amanhã. Ministério da Educação, Polícia Militar e até o Exército montaram rigoroso esquema de proteção aos exames e, em Uberaba, 20 policiais farão a escolta deles.

 

Uma operação com estratégias e cercada de mistério foi preparada para que transcorram sem problemas as provas previstas para ter início neste sábado, às 13h. O término delas, hoje, será às 17h30. Já no domingo, o período de duração será maior, pois será aplicada também a redação. Os candidatos começarão a fazer o teste às 13h e terão até as 18h30 para concluí-lo.

 

Segundo a assessoria de comunicação organizacional do 4º Batalhão da Polícia Militar, o comando regional determinou que os 20 policiais façam a escolta das provas na cidade, desde o local de origem, ou seja, onde elas estão guardadas, até os locais onde serão realizadas. Este procedimento será adotado também para o retorno dos exames até os pontos onde serão armazenados para que retornem ao Inep, organizador do Enem.

 

Ainda de acordo com o 4º BPM, durante as provas também haverá forte esquema de segurança. Os policiais farão patrulhamento em viaturas nas proximidades dos locais dos exames. Esta estratégia também será empregada nas outras cidades da área da 5ª Região da Polícia Militar (5ª RPM): Araxá, Frutal e Iturama. Este esquema de policiamento valerá para os dois dias do Enem.

 

Glorivan Bernardes de Oliveira, delegado-chefe da Polícia Federal de Uberaba, confirmou que a corporação estará pronta para atuar caso seja necessário. “Não recebemos pedidos para preparação de esquemas especiais de proteção, mas vamos atender às ocorrências se houver qualquer tentativa de frustrar a lisura das provas. Também temos o plantão para essas situações”, revela.

 

Assessoria de comunicação do Ministério da Educação informou que não serão divulgados os locais de provas por motivo de segurança. No entanto, a reportagem do Jornal da Manhã apurou que, na cidade, os exames serão promovidos em 12 unidades. MEC revelou ainda que cerca de 7.500 estudantes farão os testes no município. O Enem será utilizado pelo If Triângulo, antigo Cefet, no vestibular. Já a UFTM desistiu de adotá-lo após o adiamento da prova no início de outubro.

 

Cronograma. Hoje será aplicada a Prova I, com Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Amanhã será a vez da Prova II, com Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, mais a Redação, e Matemática e suas Tecnologias. São 180 questões no total, sendo 45 em cada área, além da redação.

 

Quem for fazer o Enem deve levar caneta esferográfica de tinta azul ou preta, original do documento de identificação e o novo cartão de confirmação de inscrição, verde. Não será aceito o cartão anterior. Os estudantes não devem levar telefones celulares, agendas, canetas eletrônicas, relógios com calculadoras, pagers, MP3 ou superiores, microcomputadores ou similares.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por