Com as temperaturas mais baixas, os bares e restaurantes são trocados pelo conforto de casa e o resultado é a queda do lucro. Em um restaurante de grelhados no shopping, a gerente Paulisânia Ferreira conta que nesta semana o movimento está 30% menor que na semana passada, quando o clima ainda não tinha esfriado. Segundo ela, os clientes só começam a voltar em julho, com o início do período de férias. No centro da cidade, uma choperia com área aberta e coberta, não teve ocupantes nas mesas da área externa nesta semana. A gerente Deise Molinar diz que os clientes têm preferido o vinho ao chope e conta que o cardápio foi incrementado com diversos caldos. Outro setor bastante afetado pelo frio é o das sorveterias. Em uma rede de picolés exóticos, a gerente Andréa Correia garante que o movimento só não é menor por causa da qualidade dos produtos. Segundo a gerente, a variedade, com mais de 50 sabores, e os picolés diet têm conseguido atrair clientes para manter as despesas. Outra sorveteria aposta nos salgados para manter o movimento, conforme explica o gerente Diogo Bonadio. “As vendas caem bastante nesta época do ano, mas a gente trabalha com lanchonete. O que sai mais são os lanches. Se dependesse só da venda do sorvete, ia diminuir 50% o faturamento.”