Mais de 10 funcionários da Receita Federal colocaram os cargos à disposição em protesto às exonerações de dois assessores ligados à ex-secretária Lina Vieira. Entre os funcionários estão cinco superintendentes regionais, coordenadores, além do subsecretário de Fiscalização, Henrique Jorge Freitas da Silva.
Pediram demissão os superintendentes regionais Altamir Dias de Souza, da Quarta Região Fiscal; Dão Real Pereira dos Santos, da Décima Região Fiscal; Eugênio Celso Gonçalves, da Sexta Região Fiscal; Luís Gonzaga Medeiros Nóbrega, da Terceira Região Fiscal; e Luiz Sérgio Fonseca Soares, da Oitava Região Fiscal. A Receita Federal disse que não vai comentar as demissões.
O secretário da Receita exonerou os assessores Alberto Amadei Neto e Iraneth Maria Dias Weiler. As exonerações foram publicadas no "Diário Oficial" da União ontem. Amadei Neto era assessor de Lina e Iraneth, chefe-de-gabinete da ex-secretária. Lina Vieira foi demitida no dia 9 de julho. Cartaxo assumiu seu lugar.
A ex-secretária afirma ter se encontrado com a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) no fim do ano passado, quando Dilma lhe pediu para agilizar as investigações sobre familiares do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Dilma nega o encontro e desmentiu Lina.