Representantes do Geoparque Uberaba no Salão do Turismo, no Rio de Janeiro (Foto/Divulgação)
O Geoparque Uberaba foi convidado pelo Ministério do Turismo para participar da 8ª edição do Salão do Turismo, no Rio de Janeiro. A organização do evento reservou um espaço destinado aos seis Geoparques do país e Uberaba agora é um deles. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), representando a Prefeitura de Uberaba, está participando do evento divulgando os geossítios e os sítios históricos e culturais que integram o território Uberaba.
O evento começou na quinta-feira (8) e vai até domingo (11), no Riocentro, Barra da Tijuca. Temas como sustentabilidade, participação na COP 30, investimentos no turismo nacional e acessibilidade serão abordados por parceiros e atores públicos, privados e do terceiro setor. O objetivo é provocar um debate de forma cooperativa e estratégica sobre as prioridades no país nestas áreas.
O secretário Rui Ramos, que está no Rio Janeiro acompanhado da diretora de Turismo, Maria Aparecida Basílio, da presidente da Associação Geoparque, Paula Cusinato, da vice-reitora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Meire Ataide, e de representantes da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) e do Sebrae, destacou que essa é uma ótima oportunidade de divulgar nossos atrativos turísticos, tanto para agências do setor, que podem criar roteiros específicos para Uberaba, como para o público em geral que participa do evento. “Notamos que a maioria das pessoas que visitam o nosso estande não conheciam as potencialidades turísticas de Uberaba. É importante estarmos aqui para despertar entusiasmo, curiosidade e o desejo das pessoas de nos visitarem”, destacou Rui.
Com o tema “Experiências do Brasil: o turismo responsável e inclusivo impulsionando o desenvolvimento sustentável”, o salão espera receber cerca de 100 mil participantes. Na agenda, já está confirmada a realização do 1º Seminário Nacional de Regionalização do Turismo 2024, que vai promover integração, diálogo e troca de experiências entre representantes da indústria do turismo de todo o país.