INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Google anuncia demissões para redução de custos e reorganização estratégica

Alterações estão acontecendo no momento em que empresas de tecnologia estão apostando mais na inteligência artificial generativa.

Publicado em 12/01/2024 às 08:55
Compartilhar

Logo do Google na CES 2024, em Las Vegas (Foto/REUTERS/Steve Marcus)

A Alphabet, empresa controladora do Google, anunciou na quarta-feira (11) a demissão de centenas de funcionários em diversas equipes, com os co-fundadores da Fitbit, James Park e Eric Friedman, também deixando a empresa. Esse movimento faz parte dos esforços da gigante da tecnologia para reduzir custos.

O Google informou que planeja demitir centenas de pessoas em sua unidade de Assistente de Voz. Além disso, algumas centenas de funções estão sendo eliminadas na equipe de hardware responsável pelos produtos Pixel, Nest e Fitbit. A maioria dos membros da equipe de realidade aumentada também está sendo dispensada. A equipe central de engenharia da gigante das buscas também está sendo afetada, com cortes em centenas de funções.

Em 2021, o Google adquiriu a Fitbit, uma empresa de monitoramento de saúde e condicionamento físico, por US$ 2,1 bilhões. No entanto, a empresa continuou a lançar novas versões do Pixel Watch, concorrente de dispositivos da Fitbit e do Apple Watch.

Um porta-voz do Google declarou à Reuters: "Durante o segundo semestre de 2023, várias de nossas equipes passaram por mudanças para aumentar eficiência e alinhar recursos às prioridades de produto. Algumas equipes continuam implementando mudanças organizacionais, incluindo eliminações de funções em todo o mundo."

O número exato de funções afetadas não foi especificado pelo porta-voz. Não está claro imediatamente quantas pessoas compõem as equipes do software Google Assistant e de outras áreas.

Essa reorganização ocorre em um momento em que empresas como a Microsoft e o Google investem na crescente adoção da tecnologia de inteligência artificial (IA) generativa, após o sucesso do ChatGPT da OpenAI. No ano passado, o Google anunciou planos para incorporar recursos de IA generativa ao seu assistente virtual, permitindo a realização de tarefas como ajudar no planejamento de viagens e gerenciar e-mails com perguntas de acompanhamento.

Em janeiro de 2023, a Alphabet revelou planos para cortar 12 mil empregos, equivalente a 6% de sua força de trabalho global. Até setembro de 2023, a Alphabet contava com 182,4 mil funcionários em todo o mundo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por