O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está desenvolvendo uma pesquisa no país para conhecer melhor a capacidade de atendimento à população, no que tange ao atendimento ambulatorial e de internação.
A Pesquisa de Assistência Médico-Sanitária investiga todos os estabelecimentos de saúde existentes no Brasil que prestam assistência à saúde individual ou coletiva, públicos ou privados, com ou sem fins lucrativos, em regime ambulatorial ou de internação.
Segundo o chefe da agência regional do IBGE, Marcelo Tuychi Lourenço, em Uberaba são aproximadamente 250 estabelecimentos que irão responder o questionário, incluindo clínicas de diagnóstico e de fisioterapia, além de postos de saúde localizados nos bairros rurais da cidade.
De acordo com ele, são vários os critérios que determinam a escolha dos estabelecimentos.
A pesquisa teve início em agosto e não há prazo definido para entrega dos questionários. Entretanto, a expectativa é de que sejam encerrados até o final do mês de setembro. Quatro pesquisadores fazem o trabalho de levar os questionários aos estabelecimentos e depois recolher o material preenchido. Em caso de dúvida, retornam para a complementação.
A divulgação do resultado será feita em partes, mas a primeira está programada para início de 2010.
Com a publicação, o IBGE trará a público o número de estabelecimentos, por esfera administrativa, condição de funcionamento, categoria e tipo de atendimento; serviços oferecidos por modalidade de agente financiador (SUS, particular e convênio); pessoal ocupado; leitos existentes nos estabelecimentos com internação; volume de internações; além de informações sobre os equipamentos médico-hospitalares em condições de uso nos estabelecimentos investigados. Permite, também, conhecer a evolução dos estabelecimentos de saúde e dos leitos existentes no país, bem como identificar as demandas regionais de investimentos públicos no setor.