Somente este ano, o Instituto vai oferecer 600 vagas em Uberaba e Uberlândia para trabalhadores e estudantes do Ensino Médio da rede pública
O Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) irá investir cerca de R$1,5 milhão em 2012 com qualificação de trabalhadores e estudantes do Ensino Médio da rede pública através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Neste ano, cerca de 600 vagas para cursos em diversas áreas serão ofertadas nos Campi Uberaba e Uberlândia.
Para o Campus Uberaba estão programados sete cursos na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC), contemplando os eixos tecnológicos de Produção Alimentícia, Informação e Comunicação, Ambiente, Saúde e Segurança e Recursos Naturais. Dentre os cursos ofertados o primeiro a ser realizado é o de Açougueiro, que tem início programado para o dia 31 de março. Estão previstos ainda, cursos de Administrador de Redes, Programador Web, Web Designer, Auxiliar de Fiscalização Ambiental, Jardinagem e Piscicultor.
Em Uberaba, o programa conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), que gerencia o programa na cidade e estabelece o primeiro contato com os candidatos.
Segundo o reitor do IFTM, professor Roberto Gil Almeida, o empenho do Instituto por meio da Pró-Reitoria de Extensão em participar do programa vem da preocupação em oferecer qualificação profissional e tecnológica à população que busca melhor preparo para inserção no mercado de trabalho em curto prazo, reafirmando o compromisso social do Instituto com a comunidade onde atua.
Na cidade de Uberlândia devem ser ofertados cursos, não somente na modalidade FIC, mas também cursos técnicos, como Técnico em Redes de Computadores, Vendas, Pesca, Paisagismo, e ainda os cursos FIC de Horticultor e Açougueiro.