GERAL

Imposto de presentes chega a 78%

Entre os campeões de venda estão joias e perfumes com o maior percentual de impostos, principalmente os importados

Helena Cunha
Publicado em 06/05/2011 às 12:01Atualizado em 20/12/2022 às 00:27
Compartilhar

Próximo ao Dia das Mães, muitas pessoas saem às compras na tentativa de escolher o melhor presente. A opção deve agradar e também caber no bolso daquele que irá presentear. Mas, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), boa parte do valor pago é referente a tributos.

Segundo o IBPT, os filhos que levarem a mãe para almoçar em um restaurante vão destinar 32,31% do valor pago na conta a impostos. Um singelo buquê de flores também tem 17,71% para tributos. Entre os campeões de venda nesta época do ano estão as joias e perfumes. Estes itens têm mais de 50% do percentual embutido no preço para

os impostos.

Somente as joias, conforme o Instituto, têm 50,44% do preço pago em impostos. Os perfumes são os presentes com maior percentual, sendo 69,13% para os nacionais e 78,43% para os importados.

Para o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Fúlvio Ferreira, os tributos que são pagos prejudicam muito o empresário e o consumidor. Os produtos ficam mais caros e, com isso, as vendas são menores. Inclusive no segmento de joias, em que trabalha Ferreira, o país tem indústria muito evoluída, trabalhando com exportação e tributação alta. “Se tivéssemos tributação menor, teríamos mais vendas e poderíamos ter muito mais negócios. Além disso, o empresário acaba arcando com grande despesa, pois os custos são muito altos”, finaliza.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por