Entre os campeões de venda estão joias e perfumes com o maior percentual de impostos, principalmente os importados
Próximo ao Dia das Mães, muitas pessoas saem às compras na tentativa de escolher o melhor presente. A opção deve agradar e também caber no bolso daquele que irá presentear. Mas, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), boa parte do valor pago é referente a tributos.
Segundo o IBPT, os filhos que levarem a mãe para almoçar em um restaurante vão destinar 32,31% do valor pago na conta a impostos. Um singelo buquê de flores também tem 17,71% para tributos. Entre os campeões de venda nesta época do ano estão as joias e perfumes. Estes itens têm mais de 50% do percentual embutido no preço para
os impostos.
Somente as joias, conforme o Instituto, têm 50,44% do preço pago em impostos. Os perfumes são os presentes com maior percentual, sendo 69,13% para os nacionais e 78,43% para os importados.
Para o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Fúlvio Ferreira, os tributos que são pagos prejudicam muito o empresário e o consumidor. Os produtos ficam mais caros e, com isso, as vendas são menores. Inclusive no segmento de joias, em que trabalha Ferreira, o país tem indústria muito evoluída, trabalhando com exportação e tributação alta. “Se tivéssemos tributação menor, teríamos mais vendas e poderíamos ter muito mais negócios. Além disso, o empresário acaba arcando com grande despesa, pois os custos são muito altos”, finaliza.