INFORMAÇÃO

Tem metanol na cerveja? Veja o que se sabe sobre o risco de contaminação da bebida

Ministro da Saúde deu orientações em relação ao consumo de bebidas alcoólicas no Brasil

O Tempo
Publicado em 03/10/2025 às 09:16
Compartilhar

Com 59 casos de possível intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas em investigação no Brasil, o ministro da saúde Alexandre Padilha concedeu, na quinta-feira (2/10), coletiva de imprensa com informações e orientações à população. Um dos destaques é o risco de contaminação em bebidas não-destiladas, como os vinhos e cervejas.

Segundo o Ministério da Saúde, a cerveja, bebida alcoólica mais consumida no país, tem menos risco de contaminação por metanol do que os destilados.

"Estamos diante de um crime envolvendo produtos destilados, incolores, onde se têm técnicas de adulteração desse produto que você não tem no caso de cerveja, que é uma bebida que tem a tampa, tem gás, e é muito mais difícil de adulterar", afirmou Padilha. Até o início desta sexta-feira (3/10), não havia nenhum registro de possível contaminação em cervejas.

Conforme o ministro, casos antigos envolvendo cervejas adulteradas, como o da cervejaria Backer, a contaminação é em decorrência de falhas no processo de produção, e não em alterações criminosas, como é a suspeita atual.

"Naquele caso, você identifica qual o lote da produção. É diferente do processo de adulteração que está se identificando atualmente, que provavelmente foi feito depois da produção dessas bebidas. Alguém adulterou essas garrafas", explicou.

Brasil é um dos países que mais consome cerveja no mundo

O Relatório Global de Consumo de Cerveja de 2024, da Kirin Holdings, o Brasil é o 25º país que mais consome a bebida no mundo. A pesquisa também informa que a média de consumo é de 69,3 litros por habitante anualmente.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, a recomendação é que a população, neste momento, evite o consumo de destilados. Enquanto a investigação não for concluída, não é possível rastrear a fonte da contaminação e para onde as garrafas adulteradas foram distribuídas. Até agora, foram registrados casos em São Paulo, Pernambuco e no Distrito Federal. Uma morte já foi confirmada por intoxicação em bebidas alcoólicas, enquanto outras seis estão em investigação.

Fonte: O Tempo

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por