(Foto/Ilustrativa)
Após um início atrasado devido à seca na região central do Brasil, o plantio de soja para a safra 2024/25 ganhou ritmo com a chegada das chuvas em estados como Mato Grosso. Até a última quinta-feira, 54% da área projetada já havia sido semeada, segundo a consultoria AgRural, marcando o segundo maior índice histórico para este período.
Na semana anterior, apenas 36% da área estimada havia sido cultivada. Atualmente, o avanço no Brasil supera em 3% o registrado no mesmo período do ano passado, com destaque para o estado de Mato Grosso.
"Em apenas duas semanas, quase 17 milhões de hectares foram plantados, resultando no segundo maior percentual para esta época, atrás apenas dos 60% da safra 2018/19", destacou a AgRural.
Até agora, o total plantado representa mais de 35% da área total projetada para o Brasil, que deve atingir 46,8 milhões de hectares na temporada 2024/25, de acordo com a consultoria.
A previsão para a safra 2024/25 é de um recorde de 169,3 milhões de toneladas, levando em consideração a produtividade projetada. A AgRural ressalta que o avanço no plantio é especialmente significativo em Mato Grosso, o maior produtor de grãos do país, o que também é favorável para a segunda safra de milho, que será semeada após a colheita da soja.
"O plantio da soja em boa parte de Mato Grosso precisa ser concluído até o final de outubro para garantir uma janela adequada para o cultivo do milho em fevereiro", afirmou Adriano Gomes, analista da AgRural.