Acaba nesta sexta-feira (2 de fevereiro) o prazo para o Cadastro Escolar 2024 dos pais, responsáveis e estudantes que perderam a inscrição inicial na rede pública de ensino de Minas Gerais. Essa é a última chance para os estudantes mineiros garantirem uma vaga escolar para o ano letivo de 2024 na rede estadual de ensino. Os interessados devem acessar o site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br.
A inscrição no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem) deve ser feita para o estudante que pretende entrar na rede pública de ensino ou que deseja mudar de escola em 2024. Também podem se cadastrar os alunos matriculados em 2023 em escola pública, mas que a unidade de ensino não oferecerá em 2024 o nível de ensino ou ano de escolaridade subsequente a ser cursado pelo estudante.
Entre as vagas remanescentes abertas estão as direcionadas para os cursos da educação profissional oferecidos dentro das escolas estaduais. Ao todo, 662 escolas do estado disponibilizam 38 cursos distintos para os estudantes que desejam garantir um passo a mais em sua qualificação. Entre as opções estão cursos de Administração, Agronegócio, Recursos Humanos, agente comunitário de saúde, Enfermagem e Logística e Informática.
Aqueles que pretendem retornar aos estudos no ensino fundamental ou ensino médio regular ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) também podem se cadastrar. Para acessar o EJA, é exigida a idade mínima de 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio. Além disso, estão disponíveis vagas para quem estiver interessado em ingressar na Educação Profissional, Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) ou Integral Profissional. Veja abaixo quais são as documentações necessárias.
Para a efetivação da matrícula, os pais/responsáveis ou o próprio aluno, quando maior de idade:
Fonte: O Tempo