FRAUDE DAS ASSOCIAÇÕES

INSS já recebeu 1,6 milhão de pedidos de reembolso de descontos indevidos

Só nas últimas 24 horas, foram cerca de 106 mil pedidos

Publicado em 20/05/2025 às 08:41
Compartilhar

Até as 17h desta segunda-feira (19), o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já havia recebido 1,6 milhão de solicitações de reembolso referentes a descontos indevidos em benefícios.

Somente nas últimas 24 horas, foram registrados aproximadamente 106 mil pedidos. O Instituto tem divulgado relatórios diários sobre o uso das plataformas que recebem essas contestações, como o aplicativo e site Meu INSS, além do telefone 135.

Entre os beneficiários que acessaram o sistema de consulta, apenas cerca de 2% afirmaram ter autorizado descontos realizados por sindicatos ou associações nos cinco primeiros dias de funcionamento da ferramenta.

Até o último domingo, 27.023 pessoas haviam declarado ter autorizado os descontos. Esse número subiu para 31.972 nesta segunda-feira, mantendo a mesma proporção.

Esses descontos indevidos são resultado de cobranças feitas por sindicatos e associações que debitaram valores sem o consentimento dos beneficiários. A situação veio à tona após uma operação da Polícia Federal em conjunto com a CGU (Controladoria-Geral da União).

O Meu INSS continua sendo o canal mais utilizado pelos cidadãos para realizar essas contestações, respondendo por 92% dos acessos, enquanto o telefone 135 tem menor adesão.

O total de entidades questionadas permanece em 41. Essas instituições devem comprovar que os beneficiários autorizaram os descontos. Caso contrário, deverão devolver os valores cobrados em até 15 dias úteis.

Por enquanto, os aposentados e pensionistas afetados ainda não têm uma data definida para o recebimento dos valores indevidamente descontados. O INSS também não informa, neste momento, o valor exato a ser restituído a cada pessoa, permitindo apenas a contestação do desconto por meio do serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”. Essa ferramenta mostra o nome das entidades que aplicaram descontos nos últimos cinco anos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por