GERAL

INSS põe mais de R$ 40 milhões no mercado de Uberaba em 2010

Com quase 300 mil habitantes, a cidade conta com uma injeção significativa na economia a partir de benefícios do INSS

Publicado em 17/01/2011 às 11:11Atualizado em 20/12/2022 às 02:06
Compartilhar

Com uma população formada por quase 300 mil habitantes, a cidade de Uberaba conta com uma injeção significativa na economia do município a partir do número de pessoas que recebem benefícios do INSS.

Conforme o último Censo realizado em 2010, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de Uberaba (IBGE), tem exatos 296 mil habitantes entre a zona urbana e rural. Deste número, 61.130 pessoas receberam benefício da Previdência Social durante o ano passado.

Segundo o chefe do Serviço de Benefício do INSS, Júlio César Carneiro, esse número representa R$ 41.786.499,00. Apesar deste valor ser significativo para a economia local, em Uberaba acontece algo diferente em relação a 60% dos municípios brasileiros. Na maioria das cidades, o valor que a Previdência paga de benefícios é maior que o fundo de participação desses municípios, explica Carneiro.

Em municípios pequenos a movimentação econômica é basicamente feita a partir dos benefícios recebidos, ao contrário de Uberaba, cidade mais desenvolvida com muitas empresas e indústrias que geram emprego e renda, completa.

Somente no ano passado, 18.516 pessoas deram entrada para receber a aposentadoria. No entanto, o novo ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, afirmou, no início de janeiro, que um dos principais desafios da pasta será incluir os trabalhadores informais no sistema previdenciário. O que contribuirá para aumentar ainda mais esse número nos próximos anos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por