Com uma população formada por quase 300 mil habitantes, a cidade de Uberaba conta com uma injeção significativa na economia do município a partir do número de pessoas que recebem benefícios do INSS.
Conforme o último Censo realizado em 2010, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de Uberaba (IBGE), tem exatos 296 mil habitantes entre a zona urbana e rural. Deste número, 61.130 pessoas receberam benefício da Previdência Social durante o ano passado.
Segundo o chefe do Serviço de Benefício do INSS, Júlio César Carneiro, esse número representa R$ 41.786.499,00. Apesar deste valor ser significativo para a economia local, em Uberaba acontece algo diferente em relação a 60% dos municípios brasileiros. Na maioria das cidades, o valor que a Previdência paga de benefícios é maior que o fundo de participação desses municípios, explica Carneiro.
Em municípios pequenos a movimentação econômica é basicamente feita a partir dos benefícios recebidos, ao contrário de Uberaba, cidade mais desenvolvida com muitas empresas e indústrias que geram emprego e renda, completa.
Somente no ano passado, 18.516 pessoas deram entrada para receber a aposentadoria. No entanto, o novo ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, afirmou, no início de janeiro, que um dos principais desafios da pasta será incluir os trabalhadores informais no sistema previdenciário. O que contribuirá para aumentar ainda mais esse número nos próximos anos.