Segundo o boletim do Ministério da Saúde, o caso em investigação foi registrado na cidade de Poços de Caldas; município teve operação da PF na última sexta (3)
Poços de Caldas fica localizada no Sul de Minas, região mais próxima do Estado de São Paulo (Foto/Sandro Araújo/Agência Saúde DF)
Minas Gerais investiga seu primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol, registrado na cidade de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais. A informação foi divulgada no último boletim do Ministério da Saúde (MS), divulgado na noite da última segunda-feira (6/10).
O município de 163 mil habitantes, localizado próximo à divisa com o estado de São Paulo, tinha uma das indústrias que foram alvo de uma operação de fiscalização desencadeada pela Polícia Federal (PF) e pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), na última sexta-feira (3/10).
Ao todo, o Ministério da Saúde acompanha 217 notificações de intoxicação por metanol após consumo de bebida alcoólica. Deste total, 17 casos foram confirmados e 200 seguem em investigação. O estado de São Paulo concentra a grande maioria dos casos (82,49%), com 15 casos confirmados e 164 em investigação.
Os outros 12 estados que notificaram casos em investigação são: Acre (1), Ceará (3), Espírito Santo (1), Goiás (3), Mato Grosso do Sul (5), Paraíba (1), Pernambuco (10), Piauí (3), Rio de Janeiro (1), Rondônia (1) e Rio Grande do Sul (2). Bahia, Distrito Federal e Mato Grosso descartaram os casos que estavam sob análise.
Entre os casos, estão 14 mortes, sendo duas suspeitas e 12 sob investigação. Elas foram registradas em São Paulo (8), Pernambuco (3), Mato Grosso do Sul (1), Paraíba (1) e Ceará (1).
Para que serve o metanol?
O metanol é um álcool usado principalmente na indústria, como matéria-prima para solventes, plásticos, tintas, combustíveis, anticongelantes e até mesmo em processos de geração de energia. O metanol tem aplicação restrita a usos técnicos e é tóxico - e possivelmente fatal - para seres humanos até em quantidades muito pequenas.
Por que o metanol é tóxico?
O metanol é altamente tóxico porque, ao ser metabolizado pelo organismo, se transforma em substâncias como formaldeído e ácido fórmico, que podem causar danos graves ao sistema nervoso e à visão, levando até à morte. Até mesmo inalar o metanol pode ser perigoso e potencialmente fatal.
Qual é a diferença entre etanol e metanol?
O etanol é o álcool presente em bebidas alcoólicas e usado como combustível, podendo ser consumido em doses moderadas. Embora sejam quimicamente parecidos, a diferença está justamente na segurança e nos efeitos no corpo humano, uma vez que o metanol não pode ser ingerido.
Fonte: O Tempo