Cerca de 14,9 mil aposentados, pensionistas e afastados preliminarmente do Poder Executivo precisam preencher o Censo Previdenciário para voltar a receber benefício
Os 14,9 mil aposentados, pensionistas e afastados preliminarmente do Poder Executivo que tiveram o pagamento suspenso pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) no início de março por não realizarem o Censo Previdenciário em 2023 podem regularizar a situação a partir desta sexta-feira (8). Para isso, os beneficiários devem acessar o Censo Previdenciário, no site do Ipsemg, e preencher o cadastramento obrigatório até o dia 6 de abril.
Segundo o governo de Minas, os beneficiários que realizarem o cadastramento até 15 de março terão o benefício creditado em abril. Já aqueles que deixarem para regularizar a situação entre 16 de março e 6 de abril só vão receber o pagamento no mês de maio. Para preencher o Censo, acesse o site ipsemg.mg.gov.br.
Com o cadastramento regularizado, os valores referentes ao período de suspensão do pagamento também serão quitados, de forma retroativa, juntamente com o próximo vencimento.
O preenchimento do Censo Previdenciário é obrigatório desde o ano passado e precisa ser feito por segurados ativos, aposentados e pensionistas do Ipsemg. O procedimento é realizado para atualizar a base de dados cadastral, funcional e financeira do Regime Próprio de Previdência Social-RPPS.
Fonte: O Tempo