VEJA COMO REGULARIZAR

Ipsemg reabre recenseamento; servidor que não regularizar pode perder benefícios

Cerca de 30 mil servidores ativos e inativos não realizaram o recenseamento e podem perder benefício; saiba como regularizar situação

O Tempo
Publicado em 15/01/2024 às 14:33
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O sistema para recenseamento de aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) foi reaberto nesta segunda-feira (15) para regularização. No último sábado (13), foi publicada no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais a lista de 27.648 nomes de inativos ou afastados preliminarmente do Poder Executivo do Estado e 3.719 pensionistas que não realizaram o Censo Previdenciário, ficando sujeitos à suspensão do pagamento dos benefícios.

O sistema estará disponível até 14/2/2024 para regularização. Após essa data, um novo edital será divulgado com a relação dos nomes que não atenderam à exigência. A suspensão do pagamento ocorrerá em fevereiro de 2024, sendo restabelecido e pago novamente em março do mesmo ano. O beneficiário poderá reativar o seu direito após regularizar a situação.

Com a suspensão do pagamento, a contribuição da assistência à saúde do Ipsemg descontada em folha não poderá ser realizada, impedindo a utilização dos serviços na rede assistencial em qualquer modalidade.

Para ver a lista de pensionistas clique aqui. Para ver a lista de aposentados ou afastados preliminarmente clique aqui.

Procedimento obrigatório:

O Censo Previdenciário do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS-MG) visa a atualização da base de dados cadastrais, funcionais e financeiras do RPPS, e, portanto, é obrigatório para manter os benefícios concedidos. Mais de 18 mil servidores ativos do Poder Executivo Estadual ainda não realizaram o Censo. O sistema também estará disponível para esse público para a regularização do cadastro, visando evitar medidas administrativas.

Como regularizar:

  1. Acesse o site do Censo Previdenciário, 
  2. clicando aqui.
  3. Faça login usando CPF e senha de sistemas corporativos do governo ou credenciais do portal gov.br.
  4. Valide as informações solicitadas.
  5. Responda ao questionário.
  6. Verifique o e-mail de confirmação após o procedimento.

 Fonte: O Tempo

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