A MANDO DO STF

Jair Bolsonaro é preso preventivamente pela PF após ordem de Moraes

Ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso de forma preventiva pela Polícia Federal neste sábado (22/11); detenção ainda não é cumprimento de pena por golpe

Lara Alves/O Tempo
Publicado em 22/11/2025 às 07:49
Compartilhar

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso de forma preventiva pela Polícia Federal (PF) na manhã deste sábado (22/11). A ordem foi assinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em uma decisão sigilosa. 

A prisão preventiva busca garantir a ordem pública quando a Justiça entende alguma possibilidade de risco. Esta não é, portanto, a execução da pena da condenação por golpe de Estado, caso em que o ex-presidente foi condenado a 27 anos e três meses de prisão em regime inicialmente fechado.

Bolsonaro, que cumpria prisão domiciliar desde agosto pelo descumprimento de ordens judiciais, foi levado por agentes para a Superintendência da PF em Brasília, onde deve permanecer. O ex-presidente passou por exame de corpo de delito e deve, ainda, ter uma audiência de custódia para que um juiz avalie as condições de prisão preventiva.

Bolsonaro foi condenado em 11 de setembro pela Primeira Turma do STF. Foram atribuídos cinco crimes ao ex-presidente: organização criminosa, tentativa de abolição violenta do Estado democrático de direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração do patrimônio tombado.

Esta prisão definitiva, no entanto, só pode ser decretada quando o processo entrar na fase de trânsito em julgado, etapa que finaliza o trâmite na Justiça. A defesa dos condenados, incluindo Bolsonaro, ainda terão até a segunda-feira (24/11) para a apresentação dos chamados embargos declaratórios, instrumentos que buscam esclarecer pontos do julgamento.

Na sexta-feira (21/11), a defesa do ex-presidente se antecipou à ordem de prisão definitiva e pediu que ele fosse mantido em prisão domiciliar humanitária por sua condição de saúde. Filhos do ex-presidente têm relatado crises constantes de vômito e soluço.

A prisão preventiva de Bolsonaro já repercute entre familiares e aliados do ex-presidente. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro publicou nas redes sociais uma oração. 

"Se é verdade que o motivo da prisão preventiva de Jair Bolsonaro foi por causa da convocação do senador Flávio Bolsonaro para uma vigília de oração, realmente o Alexandre de Moraes é psicopata de alto grau", escreveu o líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), no X.

Um dos filhos de Jair Bolsonaro, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) convocou apoiadores para uma vigília ao ex-presidente na noite deste sábado. A intenção do evento, de acordo com ele, era pedir "pela saúde de Bolsonaro e pela liberdade do Brasil". O ato aconteceria na parte externa do condomínio onde o ex-presidente cumpria prisão domiciliar.

Fonte: O Tempo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por