Prefeito eleito volta ao cargo nesta terça-feira. José Catanant conseguiu derrubar a liminar que lhe tirou da cadeira na última sexta-feira
Prefeito eleito de Campo Florido volta ao cargo nesta terça-feira. José Catanant Neto (PT) conseguiu derrubar a liminar judicial que lhe tirou da cadeira na última sexta-feira, quando assumiu o vereador-presidente Sebastião Arlindo Pereira (PSDB).
A decisão de restabelecer a situação ditada pelas urnas partiu do Tribunal Regional Eleitoral, tendo a juíza Maria Fernanda pedido cautelar apresentado pelo advogado Paulo Salge, que atua na defesa de José Catanant e do vice Sivaldo Caetano de Freitas.
A juíza determinou que prefeito e vice devem ser mantidos até o julgamento do recurso em andamento naquele tribunal. Conforme Salge, a juíza acatou tese da defesa de que não existem provas concretas, decidindo por prestigiar o mandato, a democracia e a vontade do eleitor.
Catanant, que acompanhou seu advogado na viagem a Belo Horizonte, também falou com a reportagem, confirmando que reassume na manhã de hoje. Também demonstrou preocupação por estar informado de danos causados ao patrimônio, prometendo apurar e divulgar tudo nas próximas horas.
O petista e seu vice-prefeito são acusados de compra de votos durante a campanha eleitoral de 2008, conforme denúncia que deu origem ao processo que resultou na sentença de cassação do diploma de ambos, publicada dia 27 de janeiro. Na decisão condenatória de primeira instância, o juiz Lènin Ignachitti, presidente da 326ª Zona Eleitoral, entendeu como procedente o alegado na Ação de Investigação Eleitoral.