GERAL

Justiça condena ex-tabelião do bairro Baixa

O juiz da 2ª Vara Criminal da Comarca de Uberaba condenou o ex-tabelião do Cartório de Notas da Baixa

Publicado em 03/02/2011 às 23:57Atualizado em 20/12/2022 às 01:52
Compartilhar

O juiz da 2ª Vara Criminal da Comarca de Uberaba, Habib Felippe Jabour, condenou na segunda-feira, 31, o ex-tabelião do Cartório de Notas da Baixa, José Humberto Misson Ferreira, a uma pena de dois anos de reclusão. Porém, a sentença foi substituída por pena alternativa, onde o ex-tabelião irá prestar serviços à comunidade, durante o prazo da pena aplicada, sete horas por semana.

Segundo o processo a ação foi impetrada por Maria Irene Domingos D’Aprile e seu marido Leonardo D’Aprile. Que pagaram a quantia de R$ 5.438,00 para a realização da escritura do imóvel e seu registro. Posteriormente, através da imprensa, as vítimas tomaram conhecimento que o Cartório havia sido fechado por diversas irregularidades.

Pouco tempo depois as vítimas foram procuradas por dois fiscais do município, notificando-os do não recolhimento dos tributos relativos à escritura, apresentando às mesmas os acréscimos e as multas pelo inadimplemento.

Diante da situação as vítimas entraram na Justiça para terem seus direitos reparados. O que foi feito, após muita luta. O cartório reconheceu o débito, efetuou o pagamento, promoveu a escritura de re-ratificação. Com muito sacrifício, entregou o documento averbado ao casal.

Porém, mesmo ressarcindo o dano não extingue a punibilidade no crime de Peculato Doloso. Assim sendo, a sentença foi dada e mesmo não agradando a todos, a Justiça foi feita.

Irregularidades. No dia 2 de outubro de 2001, corregedores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais fecharam, o Cartório de Notas da Baixa. A iniciativa foi motivada após incontáveis denúncias de irregularidades que vinha sendo cometida pelo tabelião do referido Cartório.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por