Lula viaja novamente nesta semana, agora para participar de reunião do G7 no Japão. (Foto/Ricardo Sutckert)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve viajar para o Japão no final desta semana para participar da cúpula do G7, o grupo dos países mais ricos do mundo. O evento acontece em Hiroshima entre os dias 20 e 21 (sábado e domingo) e o brasileiro confirmou sua presença no início do mês. Apesar de não compor o G7 (França, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Japão, Itália e Canadá), o chefe de Estado brasileiro foi convidado, assim como os representantes de outros países, entre eles Austrália e Indonésia, por exemplo. Esta será a sexta viagem internacional do presidente que, nos cinco deslocamentos anteriores, visitou oito países.
A primeira viagem como presidente já empossado se deu em 22 de janeiro, quando o presidente foi para a Argentina para participar da Cúpula de chefes de Estado e de Governo da Celac. Na mesma viagem ele viajou também para o Uruguai. Na Argentina, além do presidente Alberto Fernández, Lula se encontrou com o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, entre outros. Já no Uruguai reuniu-se com o presidente Luis Lacalle Pou.
Depois, em fevereiro, Lula foi aos Estados Unidos. Entre os dias 9 e 11 de fevereiro ele se encontrou com o presidente norte-americano Joe Biden para tratar de assuntos bilateriais e globais.
Em abril, Lula viajou à China. A viagem chegou a ser adiada por conta de uma pneumonia leve do brasileiro e aconteceu entre os dias 13 e 14 de abril. Por lá, Lula prestigiou a posse da ex-presidente Dilma Rousseff no comando do Novo Banco do Desenvolvimento, o Banco dos Brics e se encontrou com o líder chinês Xi Jinping, entre outras autoridades. No retorno daquela viagem ele ainda parou nos Emirados Árabes e se encontrou com o xeique Maomé bin Zayed Al Nahyan.
Entre 21 e 25 de abril, Lula esteve em Portugal e na Espanha. No primeiro destino se encontrou com o presidente português Marcelo Rebelo e com o primeiro-ministro Antonio Costa. Ele também entregou o Prêmio Camões a Chico Buarque. Na Espanha ele se encontrou com presidente do governo, Pedro Sánchez e com o rei Felipe VI.
A última viagem de Lula ao exterior até então foi para o Reino Unido. Em Londres, ele participou da coroação do Rei Chales III. Antes, se encontrou com o primeiro-ministro Rishi Sunak.