Apenas 14% acreditam que nas eleições de 2026, Bolsonaro representaria o melhor resultado; 23% desejam alguém ‘de fora da política’
Lula é apontado como o melhor vencedor para as eleições de 2026 para 33%, segundo pesquisa (Foto/Paulo Pinto/Agência Brasil)
BRASÍLIA - A reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é apontada como o melhor resultado das eleições de 2026 para 33% dos eleitores, de acordo com uma pesquisa da Quaest divulgada nesta semana.
O levantamento mostra uma divisão no eleitorado sobre qual seria o melhor cenário possível na corrida ao Palácio do Planalto no ano que vem. Para 23%, o ideal seria a vitória de um candidato “de fora da política”, enquanto apenas 14% acreditam que o vencedor ideal seria o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Ao todo, 37% dos entrevistados dizem desejar a vitória de algum candidato de esquerda, seja Lula ou outro nome; os que afirmam querer a eleição de um nome da direita somam 29%.
Veja os números da pesquisa:
Lula seria o melhor resultado da eleição: 33%
Outro candidato de esquerda seria o melhor resultado da eleição: 4%
Jair Bolsonaro seria o melhor resultado da eleição: 14%
Outro candidato de direita seria o melhor resultado da eleição: 15%
Candidato de centro seria o melhor resultado da eleição: 5%
Alguém de fora da política seria o melhor resultado da eleição: 23%
Não souberam ou não responderam: 6%
Patriotismo e corrupção
Na mesma pesquisa, um número maior de eleitores afirmou que a direita representa um discurso melhor do que a esquerda em relação ao patriotismo e ao combate à corrupção.
“Quem hoje representa melhor o discurso de patriotismo e combate à corrupção?”, perguntou a Quaest.
A direita: 44%
A esquerda: 28%
Nenhum dos dois:12%
Não souberam/não responderam: 16%
A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e realizada entre 2 e 5 de outubro. Foram ouvidos 2.004 eleitores a partir dos 16 anos de idade. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Fonte/O Tempo