Estudo apontando a necessidade de investimento de R$2,6 bilhões em estradas vicinais foi entregue em Brasília na semana que passou. (Foto/Divulgação)
O Triângulo Mineiro foi classificado como região prioritária para receber investimentos para melhoria das estradas vicinais, em estudo da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). O levantamento inédito apresentou panorama completo da situação das estradas vicinais no Brasil, com os investimentos necessários para a recuperação dessas vias, estimativa dos custos econômicos e ambientais gerados pelas más condições de conservação e recomendações para reverter o cenário atual.
Em Minas Gerais, que possui a maior extensão de estradas vicinais do país, totalizando 337 mil quilômetros, das 66 microrregiões do Estado, 19 foram classificadas como prioritárias. Uberlândia aparece em primeiro lugar, com oito grupos de alta produção, como frangos e suínos. Uberaba está na 10ª posição, com destaque para a produção de cereais, leguminosas, oleaginosas e cana-de-açúcar. A maioria das áreas consideradas prioritárias está concentrada nas regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas.
O estudo da CNA também apontou que seriam necessários investimentos de R$2,671 bilhões ao ano para obras de adequação e manutenção da malha prioritária em Minas Gerais, que inclui as estradas vicinais e as não classificadas (vias estreitas). Uberlândia permanece liderando o ranking com custo estimado em R$238,13 milhões para uma malha de 11.171 quilômetros. Na sequência aparecem Paracatu, com custo de R$231,91 milhões, e Araxá, com R$181,69. Uberaba apresentou custo estimado em R$119,10 milhões/ano para uma malha de 5.589 quilômetros.
O gerente regional do Sistema Faemg Senar, Ricardo Tuller, explicou que, além desses investimentos para manter as estradas em boas condições, o estudo também apontou a necessidade de construção de novas vias, diante da diversidade e da alta produção que temos nesta região. “As condições ruins trazem prejuízos, como a perda de produção durante o transporte e o tempo de manutenção dos veículos. Por isso é importante este monitoramento ser repassado ao poder público para que possamos trabalhar políticas públicas para o setor da agropecuária mineira”, ressaltou.
O estudo “Panorama das Estradas Vicinais do Brasil” foi realizado a partir de uma demanda da CNA ao Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-Log). Além da análise de dados públicos, foram realizadas visitas de campo a oito microrregiões brasileiras, incluindo Uberlândia, para verificar in loco as condições das estradas vicinais relevantes para diversas comunidades rurais e para a produção agropecuária.
O estudo desenvolveu um índice próprio para indicar quais vias demandam maior urgência em manutenção e recuperação, chamado de Índice de Priorização das Estradas Vicinais (Ipev). Para definir as regiões “altamente prioritárias” para o investimento em manutenção e recuperação de vicinais, o estudo considerou uma série de fatores, como a relevância da estrada para o escoamento da produção agropecuária e as dimensões social, econômica, ambiental e de infraestrutura.
O Brasil possui cerca de 2,2 milhões de quilômetros de estradas vicinais, distribuídas em 557 microrregiões.