A medida foi necessária para jogar fora combustível e reduzir o peso da aeronave presidencial, após apresentar problema técnico
Lula e Janja descem de avião presidencial no Aeroporto Internacional Felipe Ángeles, que fica a uma hora da Cidade do México (Foto/AFP or licensors)
O avião trazendo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e comitiva de volta ao Brasil pousou às 10h12 desta quarta-feira (2) na Base Aérea de Brasília. "O voo foi tranquilo sem nenhuma intercorrência", informou a Presidência da República.
No entanto, houve contratempos no início. Tanto que foi necessária uma troca de aeronave, após a primeira apresentar um problema técnico e precisar retornar ao Aeroporto Internacional Felipe Ángeles, que fica a uma hora da Cidade do México.
Logo após a decolagem, por volta das 17h30 de terça-feira (1º), o avião presidencial VC-1 fez 50 voltas no espaço aéreo mexicano até pousar, de novo, conforme sites que monitoram voos. A medida foi necessária para jogar fora combustível e reduzir o peso da aeronave.
Depois de permanecer por cerca de cinco horas voando em círculos para despejar combustível, a uma altitude média de cerca de 3,8 mil metros do solo, a aeronave pousou em segurança às 22h16 desta terça-feira (1º).
Seguindo os protocolos de segurança, além de “queimar” o combustível, o piloto do VC-1 pediu à controle de voo do aeroporto mexicano para acionar equipes de bombeiros para a aterrissagem. O pedido foi atendido, mas os bombeiros não precisaram entrar em ação.
“Realizados, com sucesso, os procedimentos de segurança para solução do problema apresentado, os pilotos aguardam o consumo de combustível necessário para retornarem ao mesmo aeródromo da decolagem, com troca de aeronave e regresso a Brasília”, disse a Aeronáutica em nota. No entanto, não foi informado o problema técnico.
O presidente e seus assessores embarcaram, então, em outra aeronave da FAB, que decolou por volta das 23h30, com destino à Brasília. Lula foi à Cidade do México para participar da posse da nova presidente eleita, Claudia Sheinbaum.
O avião presidencial é um Airbus A319, com 35,8 metros de envergadura e 33,84 m de comprimento. O peso máximo de decolagem é 76,5 toneladas, e a aeronave pode voar a 985 km/h, em uma altura de 12,5 mil metros.
Fonte: O Tempo