ANTECIPAÇÃO

Macron convoca eleições legislativas, após reconhecer derrota nas eleições da UE

Agência Estado
Publicado em 10/06/2024 às 08:21
Compartilhar
"Decidi devolver a eleição do nosso futuro parlamentar por meio da votação. Estou, portanto, dissolvendo a Assembleia Nacional", afirmou, num discurso à Nação no Palácio do Eliseu, sede do governo (Foto/Reprodução)

"Decidi devolver a eleição do nosso futuro parlamentar por meio da votação. Estou, portanto, dissolvendo a Assembleia Nacional", afirmou, num discurso à Nação no Palácio do Eliseu, sede do governo (Foto/Reprodução)

O presidente francês, Emanuel Macron, convocou eleições legislativas antecipadas, após reconhecer que o seu partido sofreu uma pesada derrota nas eleições para o Parlamento Europeu, que se encerram neste domingo. A votação ocorrerá em dois turnos: 30 de junho e 7 de julho, disse ele.

"Decidi devolver a eleição do nosso futuro parlamentar por meio da votação. Estou, portanto, dissolvendo a Assembleia Nacional", afirmou, num discurso à Nação no Palácio do Eliseu, sede do governo.

A medida ocorre no momento em que os primeiros resultados projetados pela França neste domingo (9) colocam o partido de extrema-direita bem à frente nas eleições parlamentares da UE, derrotando os centristas pró-europeus de Macron, de acordo com institutos de pesquisa de opinião franceses.

Na França, de acordo com as primeiras sondagens, o partido de extrema-direita de Marine Le Pen obteve 32% dos votos, avanço de 10 pontos porcentuais em relação às últimas eleições na UE em 2019, e cerca de 17 pontos à frente do partido de Macron, revelando uma pesada derrota para o presidente francês.

Mais cedo, o líder do partido francês de extrema-direita, Jordan Bardella, de 28 anos, instou Macron a convocar novas eleições legislativas.

Na Espanha, oposição conservadora supera os socialistas nas eleições para o Parlamento Europeu

Os conservadores venceram os socialistas nas eleições para o Parlamento Europeu na Espanha, ao mesmo tempo em que a extrema direita obteve avanços significativos. Com 99% da apuração concluída, o Partido Popular (PP), da oposição de direita, obteve 34% dos votos, quatro pontos porcentuais a mais do que o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), do primeiro-ministro Pedro Sánchez. Das 61 cadeiras, os conservadores ficaram com 22 e os socialistas, com 20. O partido de extrema direita Vox ficou em terceiro lugar, com seis assentos no Parlamento Europeu. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por