No dia D da Campanha de Vacinação contra Meningite C, em Minas Gerais, a Gerência Regional de Saúde de Uberaba, responsável pela Macrorregião Triângulo do Sul, vacinou 3.372 crianças menores de 1 ano e 3.940 maiores de 1 ano, totalizando 7.312 crianças. Em Uberaba, o saldo foi de 1.275 crianças menores de um ano, ou seja, que devem receber ainda, a segunda dose da vacina, e 1.346 crianças maiores de um ano, que não necessitam da segunda dose, totalizando 2.621 crianças, segundo a parcial da campanha fechada no sábado, às 15h.
Segundo a responsável pelo Núcleo de Epidemiologia da GRS Uberaba, Mirley Azambuja, “há tempos a população aguardava a inclusão desta vacina no calendário básico, já que a Meningite Meningocócica tipo C é predominante no estado de Minas Gerias e também em nossa macrorregião. Além disso, as crianças menores de 2 anos são a faixa etária com maior incidência de meningite.”
O Gerente Regional de Saúde, Carlos Farah, lembra que a ação do Governo de Minas é muito importante, já que no estado, a doença é endêmica. Por ano são cerca de 380 casos de meningites, com letalidade por volta de 34%. Minas Gerais possui 540 mil crianças com idade para receber a vacina. A expectativa é de que, nos próximos 5 anos, cerca de 1,3 milhões de crianças estejam imunizadas, mudando o panorama da doença.