Dinheiro (Foto/Reprodução)
Uma pesquisa da Serasa revelou que 74% dos brasileiros já deixaram de ir a algum evento no Carnaval pensando na sua segurança e na de seus bens. Além disso, o sentimento de medo em relação a golpes e fraudes aumenta nesta época do ano para 48% das pessoas entrevistadas
Realizado entre 10 e 14 de fevereiro, o levantamento foi criado com o objetivo de conhecer os hábitos e as percepções do brasileiro sobre segurança de dados durante o período da folia. “Marcado pelo sentimento de alegria e festa, o Carnaval brasileiro concentra grandes aglomerações de pessoas, geralmente em total relax e descontração, clima perfeito para a ação dos golpistas”, alerta Aline Sanchez, gerente do Serasa Premium.
Segurança dos dados
Entre os entrevistados, os itens que eles não deixam de levar na hora do bloco ou da festa são: celular, dinheiro e documentos. Mesmo com o celular em destaque, preferência ainda é maior pelo documento físico (59%) em detrimento da versão digital no aplicativo do celular (41%).
O mesmo acontece para os que utilizam o cartão de crédito e/ou débito como forma de pagamento no Carnaval: 62% optam pelo cartão físico, enquanto 38% preferem utilizar o cartão digital (via carteira digital, smartwatch, tag etc.).
Diante deste retrato, o levantamento mostrou também que 3 a cada 10 consumidores já perderam ou tiveram algum pertence furtado ou roubado em eventos de Carnaval:
- O “Celular” é o mais comum entre esses pertences (48%);
- Seguido por “Documentos” (30%);
- “Cartão de crédito e/ou débito” (16%);
- E “outros pertences” - dentre eles, os mais citados foram dinheiro em espécie, cordões e joias (6%).
Após a situação da perda, a principal providência tomada pelos respondentes foi o registro de um boletim de ocorrência (47%). Já para 36%, o contato imediato com o banco para cancelar o cartão foi a primeira ação feita. Entre outras atitudes, apareceram:
- Tentei recuperar meus documentos pelas redes sociais: 9%
- Procurei algum órgão de defesa do consumidor: 4%
- Procurei um advogado e entrei com uma ação na justiça: 2%
Golpes praticados
Após a perda dos pertences, alguns consumidores disseram que sofreram com alguns tipos de golpes/fraudes financeiras. As mais comuns foram: Clonagem do cartão de crédito e/ou débito (18%); Compras usando dados do cartão de crédito e/ou débito (15%); e Nome sujo com dívidas que não reconhecem (9%).
"É muito importante se informar quais os golpes mais comuns na internet e tomar medidas para se proteger, como verificar a fonte antes de clicar em links ou fornecer informações pessoais ou financeiras, habilitar a autenticação em duas etapas nas contas bancárias e consultar fontes confiáveis antes de realizar transferências de dinheiro. E em qualquer suspeita de fraude, denuncie imediatamente às autoridades competentes", reforça Aline.
A pesquisa revelou, ainda, os 10 golpes mais temidos pelo consumidor, confira:
1º Clonagem do meu cartão de crédito/débito
2º Compras usando dados do meu cartão de crédito/débito
3º Empréstimos e financiamentos usando o meu nome
4º Golpes a partir do PIX
5º Pedidos de empréstimos no meu nome
6º Vazamentos de dados na internet
7º Emissões de cartão crédito usando o meu nome
8º Roubo de dados através de vírus
9º Roubos de dados em sites falsos
10º Clonagem da minha conta do WhatsApp
A pesquisa foi realizada de forma aleatória, por meio de questionário online, e considerou respondentes de todos os Estados do Brasil, todas as faixas etárias, rendas e escolaridade.
Campanha da Serasa busca encontrar documentos perdidos no Carnaval
Para ajudar quem vai às ruas e clubes, a Serasa oferece um serviço gratuito de registro de perda de documentos a fim de facilitar a identificação e evitar consequências mais graves depois da celebração. A campanha “Quem Procura Acha”, da Serasa, será um elo entre as pessoas que encontraram documentos alheios e quem está procurando pelos materiais perdidos, sejam os documentos CPF, RG ou CNH.
A partir de um cadastro rápido que pode ser feito em poucos minutos no ambiente da Serasa, a ferramenta serve como um facilitador para conectar essas duas pessoas. “Caso dê match, o folião que perdeu o documento receberá um e-mail com o contato de quem o encontrou para que possa organizar o momento e as condições de entrega”, explica Aline Sanchez.
O serviço estará disponível até o final de fevereiro. Para acessar, https://www.serasa.com.br/perdiodocumento.