A população brasileira está cada dia mais dependente dos cofres públicos para movimentar a economia, o que explica em parte o bom comportamento do consumo nos últimos meses. É o que revelou ontem a economista-chefe do banco Fibra, Maristella Ansanelli.
De acordo com suas contas, são 11,6 milhões de brasileiros cadastrados no programa Bolsa Família, mais 26,6 milhões de aposentados e pensionistas e cerca de 10 milhões de funcionários públicos nos três níveis de governo. Ela supõe que uma família média é composta por quatro pessoas, no caso do Bolsa Família, o funcionalismo público atende em média duas pessoas e os aposentados e pensionistas contam por uma pessoa apenas, num cálculo conservador.
Numa estimativa a grosso modo, isso dá em torno de 93 milhões de pessoas, ou mais de 50% da população brasileira, que recebem renda diretamente do governo, segundo Maristella. Por essa razão, os indicadores de vendas no varejo passaram praticamente incólumes nos últimos meses, acrescentou.
É, portanto, na avaliação da especialista, um contingente significativo da população “imune aos impactos da crise financeira internacional sobre a renda e o emprego, e fica mais fácil entender o bom comportamento do consumo recente”, explicou.