ATUAÇÃO DA PF

MEC confirma anulação de questões do Enem após suspeita de antecipação em vídeo

Publicado em 18/11/2025 às 21:07
Compartilhar

O Ministério da Educação (MEC) confirmou a anulação de três questões do Enem 2025 depois que o Inep identificou semelhanças entre itens da prova e um conteúdo publicado em uma live no YouTube cinco dias antes do exame. O vídeo foi divulgado por um homem, que se apresenta como estudante de medicina e consultor educacional. De acordo com o Inep, uma análise técnica detectou pontos de convergência entre o material exibido na transmissão e perguntas aplicadas no exame realizado no último domingo.

Após o caso vir à tona, o MEC solicitou a atuação da Polícia Federal para investigar possível violação de sigilo e apurar como o conteúdo teria sido divulgado. O Inep informou que a apuração pretende esclarecer se houve intenção de fraude. Como o Enem é um exame de responsabilidade federal, cabe à PF conduzir os procedimentos investigativos. 

Nas redes sociais, o autor da live afirma que não teve acesso prévio às questões e que apenas utilizou análise de padrões e experiências anteriores em programas ligados ao MEC para fazer previsões. Educadores lembram que situações semelhantes já foram registradas em outras edições, envolvendo participantes de pré-testes que acabam memorizando itens. A divulgação gerou preocupação entre candidatos, que temem possíveis impactos no resultado desta edição do exame.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por