
Bombeiros em operação de busca de menina de 11 anos desaparecida após cabeça-d'água (Foto/Corpo de Bombeiros/Divulgação)
Uma menina de 11 anos está desaparecida desde sábado (17/1) após ter sido arrastada por uma cabeça-d’água no rio Cipó, em Santana de Pirapama, na região Central de Minas. O Corpo de Bombeiros reiniciou as buscas na manhã deste domingo (18/1), após tê-las interrompido devido à falta de visibilidade na noite anterior.
Segundo relato dos militares, um grupo de quatro crianças brincava no local, próximo à ponte Cristal, quando foi surpreendido pela cabeça d’água. Todas conseguiram se salvar, exceto a menina, que no momento estava sob os cuidados do pai.
Na cabeça-d’água, uma forte chuva na cabeceira do rio leva à formação de uma enxurrada que segue curso abaixo, aumentando em minutos o nível da água. É possível perceber sinais do fenômeno antes de ele ocorrer, como aumento da velocidade da correnteza e do número de folhas e galhos no rio, o que indica que um grande volume de água está se movimentando.
Fonte/O Tempo