Um estudo realizado na Finlândia conseguiu encontrar uma relação entre o mês que as pessoas nasceram e certas doenças, como asma e rinite alérgica. Publicado na revista científica "Clinical and Translational Allergy" (inglês para 'Alergia Clínica e Translacional'), a pesquisa buscou encontrar dados que mostrem que nascer em certas estações do ano pode significar uma chance maior de desenvolver determinadas condições respiratórias.
Foram analisados dados de 74.868 pessoas que buscaram atendimento em um hospital em Helsínquia, capital finlandesa, entre 2005 e 2019. Dessas informações, foram cruzadas idade, gênero e data de nascimento, além de registros de comorbidades.
Os resultados sugerem que, de fato, grupos que nasceram no verão da Finlândia são menos suscetíveis a alergias respiratórias. A proporção de asmáticos foi de 43,1% entre as pessoas que nasceram no inverno, 42,1% na primavera, 42,7% no outono e 41,1 no verão. Já em relação à rinite alérgica, 12,6% nasceram no inverno, 12,0% na primavera, 12,1% no outono e 10,7% no verão.
Segundo Sanna Salmi, professora de Otorrinolaringologia na Universidade do Leste da Finlândia e orientadora do estudo, essa relação pode ser influenciada pela variação sazonal dos níveis de luz solar, metabolismo da vitamina D, vegetação específica e poluição do ar, que, em geral, afetam a alergenicidade e as respostas imunológicas, bem como o risco de rinite alérgica.
Para complementar os achados, os cientistas trouxeram a informação de que outro trabalho acadêmico, realizado previamente, afirmou que pessoas que nasceram no inverno ou na primavera foram as que mais desenvolveram asma já adultos.
Fonte: O Tempo