Medida entrará em vigor a partir de janeiro de 2025
A Meta - empresa responsável pelo Instagram, Facebook e Whatsapp - anunciou nesta terça-feira (27 de agosto) que vai acabar com os filtros nos stories das redes sociais.
O comunicado foi divulgado no blog da Meta Spark e diz que serão retirados do ar os efeitos que foram desenvolvidos por criadores e marcas terceiras. Já os efeitos próprios da Meta continuarão disponíveis.
"Após uma avaliação completa, tomamos a decisão de encerrar a plataforma de ferramentas e conteúdo de terceiros da Meta Spark, a partir de terça-feira, 14 de janeiro de 2025. Somos profundamente gratos à comunidade de criadores, empresas e outras partes interessadas importantes que fizeram parte da jornada Meta Spark. Quando lançamos esta plataforma pela primeira vez, sete anos atrás, experiências infundidas com realidade aumentada eram novas para a maioria dos consumidores", diz a nota.
Segundo a empresa, a medida foi tomada com o intuito de "priorizar os produtos que acreditamos que atenderão melhor às necessidades futuras de nossos consumidores e clientes empresariais".
Fim de uma era
A criação de filtros nos stories do Instagram e Facebook começou em 2017 e virou uma febre nas redes sociais. O uso desses efeitos se tornou comum entre os usuários e também já foi criticado pelo excesso.
A opção também gerava renda para criadores deste tipo de conteúdo. A meta, inclusive, aconselha que esses profissionais baixem as suas criações para não perdê-las em 2025.
Nas redes sociais, usuários repercutiram a decisão que pegou muitos de surpresa e foi reprovada por internautas.
Fonte: O Tempo.