O objetivo é evitar a volta de doenças, como o sarampo
O governo do Estado anunciou que está incentivando ações de saúde para ampliar a imunização de crianças, por meio do Programa “Vacina Mais, Minas”. O objetivo é evitar a volta de doenças, como o sarampo, alcançado a meta de 95% de cobertura vacinal, preconizada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde.
“Com o Programa Vacina Mais, Minas, estamos atuando em duas frentes. A primeira estratégia é o incentivo à vacinação extramuros. Já investimos, desde 2023, R$ 165 milhões para que os municípios realizem a vacinação fora das salas de vacina, como no ambiente escolar, e, assim, aumentem a cobertura vacinal”, destaca o subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Prosdocimi.
Outra ação são os vacimóveis, unidades itinerantes de vacinação. Ao todo, o governo de Minas Gerais investiu mais de R$ 100 milhões nesta ferramenta, e 77 municípios foram contemplados.
“As vacinas de rotina estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), que costumam funcionar de segunda a sexta-feira. Mas sabemos que muitos responsáveis trabalham nesse mesmo período, o que torna inviável levar as crianças para vacinar”, diz Prosdocimi. “Por isso, é tão importante contarmos com o vacimóvel em locais como praças e rodoviárias, onde realmente a população circula. Os veículos já foram adquiridos, estão em fase de adaptação pela montadora e logo estarão rodando”, detalha.
De acordo com o governo de Minas, entre janeiro e julho deste ano, foram registrados 144 casos de catapora no Estado e uma morte entre crianças menores de 10 anos. No ano passado, foram 587 casos da enfermidade.
Já em relação à meningite, foram cem casos e 11 óbitos entre os menores de 10 anos, no período de janeiro a julho deste ano.
Fonte: O Tempo