SECURA

Minas Gerais já tem municípios no Norte do estado com o clima árido

Publicado em 17/06/2024 às 20:19
Compartilhar
 (Foto/Ilustrativa)

(Foto/Ilustrativa)

Área de seca do semiárido também cresceu na região, onde 40% da vegetação original se perdeu, conforme alertaram pesquisadores em Montes Claros, durante seminário da ALMG.

A área do clima semiárido do Brasil aumentou, conforme revisão territorial feita neste ano de 2024. A nova extensão mostra que a mesorregião do Norte de Minas, conforme classificação do IBGE, está inteira incluída na área do semiárido, que duplicou em cinco anos. Além disso, muitos municípios já passaram a integrar o clima árido, como é o caso de cidades como Gameleiras, Espinosa e Mamonas.

Os dados foram apresentados nesta sexta-feira (14/6/24), em Montes Claros (Norte de Minas), no quinto encontro regional do Seminário Técnico Crise Climática em Minas Gerais: Desafios na Convivência com a Seca e a Chuva Extrema, realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para buscar soluções capazes de minimizar os impactos das mudanças climáticas.  

O seminário segue ainda para dois últimos encontros regionais, da série de sete, em Uberlândia, nesta segunda (17), e em Unaí (Noroeste), na sexta (21), antes da etapa final, em agosto, em Belo Horizonte.

Em apresentação sobre o panorama climatológico da região após a abertura do encontro, realizado na Unimontes, o professor Mário Marcos do Espírito Santo, do Departamento de Biologia Geral da Unimontes, ainda acrescentou que nos últimos 40 anos o nível dos rios diminuiu 20% por década na região. Houve no período uma queda de 7% no volume de chuvas e um aumento de 18% na seca hidrológica (1979-2016).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por