O ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou nesta segunda-feira (21) que o governo tomou medidas punitivas em resposta ao anúncio de cancelamento de passagens pela empresa 123 Milhas.
Na sexta-feira (18), a 123 Milhas anunciou a suspensão da sua linha 'Promo', que oferece passagens ou pacotes com datas flexíveis a preços baixos, e a não emissão de bilhetes com embarque previsto entre setembro de dezembro deste ano.
Para os clientes, a empresa afirmou que a suspensão se deve “à persistência de circunstâncias de mercado adversas, alheias à nossa vontade”. A agência informou que vai conceder vouchers aos clientes, com os valores pagos acrescidos de correção monetária de 150%, para uso em outros produtos da 123 Milhas.
Sabino informou que o Ministério do Turismo já retirou a 123 Milhas do Cadastur, um cadastro nacional de empresas do setor, o que impacta na obtenção de empréstimos e financiamentos por meio de instituições financeiras oficiais com linhas de crédito associadas ao governo.
"O Ministério do Turismo já suspendeu o cadastro da 123 Milhas no Cadastur, um registro utilizado por empreendedores do turismo que possibilita a aquisição de empréstimos, financiamentos e leasing", destacou Sabino.
O Cadastur, desenvolvido pelo Ministério do Turismo, tem como propósito regular e cadastrar empresas e profissionais atuantes no setor de turismo. Esse registro é obrigatório para diversas atividades turísticas, incluindo agências de viagens, meios de hospedagem, transportadoras turísticas e guias de turismo.
O ministro informou ainda que enviou um comunicado ao Ministério da Fazenda, comunicando a suspensão da 123 Milhas no Cadastur.
"Nosso principal objetivo é assegurar que os consumidores, os turistas nacionais que adquiriram esses pacotes, não sejam prejudicados, garantindo-lhes viagens seguras ou, ao menos, o retorno dos investimentos feitos", concluiu Sabino.
Fonte: O Tempo