Dragon, nave espacial da SpaceX que passará cinco meses em missão na Estação Espacial Internacional (Foto/SpaceX)
A estadia de Sunita Williams e Butch Wilmore na Estação Espacial Internacional (EEI) está longe de acabar. Nesta semana, a missão da nave da SpaceX, do bilionário Elon Musk, que decola para 'buscá-los' no espaço, foi adiada.
A expectativa era do lançamento ocorrer nessa quinta-feira (26), mas as condições climáticas da Flórida complicaram os planos da NASA. Por isso, a agência espacial dos Estados Unidos afirmou que a nova previsão para o lançamento da nave é neste sábado (28), às 13h17 do horário local, se todos os testes derem certo e o Furacão Helene perder força.
"Embora a tempestade tropical Helene esteja se movendo pelo Golfo do México e a previsão é que afete o Panhandle da Flórida, o sistema de tempestades é suficientemente grande para que ventos e chuvas fortes sejam esperados nas regiões do Cabo Canaveral e da Ilha Merritt (local do lançamento), na costa leste", declarou a NASA, em comunicado.
Os astronautas Nick Hague e Aleksandr Gorbunov estarão a bordo da espaçonave Dragon e esta será a nona missão tripulada da SpaceX pelo Programa de Tripulação Comercial da NASA. Durante cinco meses, eles conduzirão pesquisas e realizarão atividades de manutenção na EEI.
As duas cadeiras vazias da Dragon retornarão à Terra, em fevereiro do próximo ano, com Suni Williams e Butch Wilmore. Eles partiram em junho para uma missão de uma semana, mas a cápsula da Boeing apresentou problemas no sistema de propulsão e o retorno a bordo dela se tornou inviável. Desde então, estão 'presos' na EEI. Na última semana, a Starliner voltou ao planeta sem tripulação.
Fonte: O Tempo