Nave da SpaceX, de Elon Musk, ficará na Estação Espacial Internacional até fevereiro de 2025
Dragon, nave espacial da SpaceX que passará cinco meses em missão na Estação Espacial Internacional (Foto/SpaceX)
A estadia de Sunita Williams e Butch Wilmore na Estação Espacial Internacional (EEI) está longe de acabar. Nesta semana, a missão da nave da SpaceX, do bilionário Elon Musk, que decola para 'buscá-los' no espaço, foi adiada.
A expectativa era do lançamento ocorrer nessa quinta-feira (26), mas as condições climáticas da Flórida complicaram os planos da NASA. Por isso, a agência espacial dos Estados Unidos afirmou que a nova previsão para o lançamento da nave é neste sábado (28), às 13h17 do horário local, se todos os testes derem certo e o Furacão Helene perder força.
"Embora a tempestade tropical Helene esteja se movendo pelo Golfo do México e a previsão é que afete o Panhandle da Flórida, o sistema de tempestades é suficientemente grande para que ventos e chuvas fortes sejam esperados nas regiões do Cabo Canaveral e da Ilha Merritt (local do lançamento), na costa leste", declarou a NASA, em comunicado.
Os astronautas Nick Hague e Aleksandr Gorbunov estarão a bordo da espaçonave Dragon e esta será a nona missão tripulada da SpaceX pelo Programa de Tripulação Comercial da NASA. Durante cinco meses, eles conduzirão pesquisas e realizarão atividades de manutenção na EEI.
As duas cadeiras vazias da Dragon retornarão à Terra, em fevereiro do próximo ano, com Suni Williams e Butch Wilmore. Eles partiram em junho para uma missão de uma semana, mas a cápsula da Boeing apresentou problemas no sistema de propulsão e o retorno a bordo dela se tornou inviável. Desde então, estão 'presos' na EEI. Na última semana, a Starliner voltou ao planeta sem tripulação.
Fonte: O Tempo