GERAL

MP contra extinção de audiência de conciliação nas separações

Promotora de Justiça que atua em Vara de Família em Uberaba é contra projeto que elimina a necessidade de audiência de conciliação nas separações judiciais

Gislene Martins
gislene@jmonline.com.br
Publicado em 23/09/2009 às 00:42Atualizado em 20/12/2022 às 10:30
Compartilhar

Promotora de Justiça que atua em Vara de Família em Uberaba é contra projeto que elimina a necessidade de audiência de conciliação nas separações judiciais de casais. Conforme entendimento da promotora Miralda Dias Dourado de Lavor, a audiência deve ser mantida, especialmente como oportunidade para estabelecer condições mínimas no processo entre as partes.

A manifestação da representante do Ministério Público Estadual, com larga experiência em Vara de Família, foi externada à reportagem do Jornal da Manhã, que procurou ouvi-la em razão de projeto aprovado no Senado Federal que suprime da legislação a necessidade da audiência de ratificação, definição técnica da audiência de conciliação em processos de separações judiciais.

O projeto (PLS 6l/08), relatado favoravelmente pelo senador José Maranhão, recebeu decisão terminativa na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado. A decisão não precisará passar pelo plenário e seguirá para sanção do presidente da República.

Explica Miralda que a audiência de conciliação serve especialmente para compor aspectos processuais, tornando o processo mais leve entre eles. Conforme a promotora declarou ao Jornal da Manhã, o que se vê hoje é que o casamento já não tem o mesmo significado, o que faz com que as conciliações só ocorram esporadicamente. Mesmo assim, ela avalia como necessária a audiência de conciliação também em razão de muitos casais chegarem ao Judiciário sem estar preparados para tanto.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por