O Ministério da Saúde e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) formalizaram ontem uma parceria para a realização de testes de HIV e de sífilis em mulheres grávidas. A parceria vai atender primeiramente cinco capitais – Manaus, Curitiba, Fortaleza, João Pessoa e Porto Alegre –, mas poderá ser ampliada para outros municípios. Para chamar atenção da população, a CNBB vai realizar a campanha "Declare Seu Amor Por Você", que será divulgada no rádio e por meio de cartazes e folhetos.
As paróquias que quiserem fazer as mobilizações para os testes poderão contar com a rede pública de saúde que vai colocar à disposição profissionais qualificados, além de testes e aconselhamento pré e pós-exame. Também será feito o encaminhamento à rede de saúde para casos positivos.
De acordo com o secretário-geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, o trabalho vai começar onde a igreja tem pastorais da DST/Aids organizadas, ou outras pastorais, como a da Criança. Depois, o trabalho será ampliado para os municípios onde elas não estão presentes.