Ressonância magnética de mulher que ingeriu ovos de tênia para emagrecer mostra gravidade do caso (Foto/National Journal of Medicine)
Profissionais de saúde estão usando as redes sociais para alertar sobre um hábito arriscado para perder peso. Estudos de caso mostram como existem pessoas que ingerem, propositalmente, ovos de tênia buscando o emagrecimento. O consumo, porém, pode ter consequências graves.
A tênia (ou solitária) é um verme que parasita o intestino delgado do ser humano, causando a doença chamada 'teníase'. Entre os sintomas, as pessoas com teníase podem relatar vômitos, diarreia e dores abdominais. Também há alteração de apetite que pode influenciar ainda mais a perda de peso.
Com essas consequências em mente, há relatos de venda, na chamada dark web (ou deep web), de pílulas contendo ovos do verme, para que ele se desenvolva no corpo e faça com que o portador do verme emagreça. A ingestão intencional desses parasitas podem trazer riscos à saúde.
Caso de ingestão intencional de ovos de tênia para perda de peso traz consequências graves.
Em 2021, um grupo de médicos de Pequim, na China, relatou o caso de uma mulher de 20 anos internada após o consumo deliberado de ovos de Taenia solium, na intenção de emagrecer. Evoluindo para cisticercose, foram encontrados cisticercos desenvolvidos no cérebro, língua, músculos, fígado, peritônio e tecidos subcutâneos da paciente.
A paciente procurou o hospital com fortes dores de cabeça, enjoo e dor abdominal. Após inúmeros exames inconclusivos, contou à equipe médica que havia consumido duas pílulas, compradas pela internet, com ovos de tênia, para tentar perder peso. Ela chegou a emagrecer 30 quilos inicialmente. Após uma ressonância magnética, cistos foram encontrados por todo o corpo, incluindo o cérebro, causando alta pressão craniana e convulsões.
Após diagnóstico correto, a mulher foi tratada com medicamentos antiparasitários e recebeu alta 10 dias depois, praticamente livre de sintomas.
Em vídeo publicado no YouTube, o farmacêutico Bernard Hsu deu um alerta e falou que a prática de consumir ovos de tênia pode ser efetiva para o emagrecimento, mas traz inúmeros riscos e pode, inclusive, levar à morte.
"Em um ser humano saudável, a perda de peso com dieta e exercícios é fisicamente viável, e isso apresenta muito menos risco do que deixar organismos extras viverem intencionalmente dentro de você", completou Hsu.
Fonte: O Tempo.