No terceiro dia do Mutirão Dpvat, houve um aumento significativo no índice de acordos homologado pela Justiça. Os números divulgados pela 3ª Vara Cível de Uberaba mostram 74% de acordos firmados entre autor e réu dos processos envolvendo o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Dpvat).
Ao todo eram esperadas 150 audiências com processos relacionados à 3ª Vara Cível e a Comarca de Araxá. Deste número, 95 processos estavam aptos para celebrar acordo, sendo homologados 70 contratos, alcançando um percentual de 74%. O valor movimentado foi de R$486.524,96.
Os dados divulgados pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais indicam um balanço positivo ate o momento. Na segunda-feira, 4 de julho, e terça-feira (5), já foram realizadas 258 audiências, com 112 ações aptas para acordos. Entre essas ações, houve 46 acordos, atingindo índice de 41,7%. O valor dos acordos alcançou R$275.752,22.
A desembargadora Márcia Milanez faz um balanço positivo do mutirão. “É importante o Tribunal se deslocar para promover ações que mostram o novo rosto da pacificação, e esse mutirão está sendo bem proveitoso”, ressalta. A partir de 8h serão realizadas as audiências que envolvem as ações da 4ª Vara Cível e da comarca de Conceição das Alagoas. Amanhã, serão conciliados os processos da 5ª Vara Cível e do Juizado Especial Cível de Uberaba.
O Dpvat é o seguro obrigatório acionado quando há acidentes automobilísticos. O mutirão é coordenado pela 3ª vice-presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e pela Assessoria da Gestão da Inovação (Agin) do TJMG e conta com o trabalho de juízes e servidores das comarcas envolvidas. À frente da Comarca de Uberaba está a juíza diretora do Foro, Régia Ferreira de Lima.