App de comunicação pretende criar limite para o número de mensagens enviadas sem resposta
O WhatsApp anunciou uma nova medida para combater o spam na plataforma. A empresa afirma que vai restringir o número de mensagens que usuários e empresas podem enviar para desconhecidos sem obter resposta.
A iniciativa será implementada em múltiplos países nas próximas semanas e visa controlar as mensagens indesejadas que os usuários costumam receber. Todas as mensagens enviadas (por pessoas ou empresas) serão contabilizadas neste novo limite mensal, exceto quando receberem uma resposta.
O aplicativo exibirá um alerta com um pop-up mostrando a contagem quando uma pessoa ou empresa estiver próxima de atingir o limite estabelecido. A plataforma ainda não divulgou qual será o número exato de mensagens permitidas, pois está testando diferentes parâmetros.
Usuários normais não precisam se preocupar
Em comunicado à TechCrunch, o WhatsApp ressaltou que usuários comuns dificilmente atingirão o limite e sua experiência de mensagens não será afetada. Os controles foram desenvolvidos especificamente para serem eficazes contra pessoas e empresas que enviam mensagens em massa, como de propagandas de produtos ou serviços.
Na Índia, um dos maiores mercados do aplicativo com mais de 500 milhões de usuários, o WhatsApp funciona como uma ferramenta de comunicação multifuncional. Muitos usuários relatam encontrar dezenas de mensagens não lidas ao abrirem suas caixas de entrada, grande parte delas de empresas e pessoas desconhecidas.
Outras ações foram feitas
A empresa já anunciou a implementação de outras medidas para reduzir comportamentos abusivos na plataforma. Por exemplo, em julho de 2024, começou a testar limites para mensagens de marketing enviadas por empresas aos usuários.
Ainda em 2024, o WhatsApp introduziu uma opção para os usuários cancelarem a inscrição em mensagens de marketing, assim, eles podem receber atualizações ou obter suporte de uma empresa sem receberem spam excessivo.
No início deste ano, o WhatsApp começou a experimentar a imposição de limites no número de mensagens de transmissão. A empresa confirmou a expansão deste experimento para mais de uma dúzia de países, incluindo a Índia.
Fonte: O Tempo.