O carnaval já está aí, e neste período muita gente aproveita para se divertir. Mas alguns acabam se divertindo além da conta, tendo que enfrentar a ressaca e outros sintomas desagradáveis no dia seguinte à folia. A nutricionista Cecília Alckmin dá dicas sobre a ingestão de alimentos e líquidos neste período de festa, para evitar a indisposição.
A principal orientação para evitar a ressaca é redobrar os cuidados com a hidratação. Iniciar o dia ingerindo meio litro de água e intercalar a ingestão de água com as outras bebidas ao longo da folia. Não esperar ter sede é outra dica, pois a sede é um sintoma de desidratação, portanto, deve-se beber água antes, para evitá-la. O recomendado, por dia, é a ingestão de 30ml de água por quilo do peso corporal. Em dias quentes e de agitação na folia, a nutricionista recomenda 50ml por quilo.
O cuidado com a alimentação também é importante para evitar a ressaca e outros transtornos. Cecília enfatiza que se deve dar preferência a refeições leves, como vegetais, proteínas magras, frutas, castanhas e água de coco. É importante não ingerir álcool de estômago vazio e procurar comer a cada três horas, para normalizar a glicemia no organismo.
Alimentos gordurosos devem ser evitados. Assim como os açúcares, especialmente misturados aos drinks. A nutricionista explica que essa combinação faz com que o álcool permaneça por mais tempo no corpo, piorando a desidratação e também a ressaca. “No dia seguinte, além dos sintomas da ressaca, vem o inchaço. E o impulso é consumir diuréticos, até mesmo os naturais, como os chás, como hibisco e cavalinha. Não faça isso! É hora de hidratar o corpo”, complementa.
Em relação a medicamentos para reduzir os sintomas da ressaca, Cecília Alckmin afirma que tais medicamentos podem trazer uma sobrecarga ainda maior para o fígado “A melhor forma de recuperar o corpo é deixá-lo descansar. Faça repouso. Se hidrate bem, inclua água de coco para ajudar na hidratação. Faça refeições leves. Sopas e caldos são bem-vindos para fazer um repouso digestivo. Inclua chá de gengibre para ajudar com o enjoo e o de hortelã para ajudar a digestão”, orienta.
O que causa a ressaca
Segundo a nutricionista, tudo o que uma pessoa consome precisa ser metabolizado, e os resíduos, eliminados. Quando há um exagero no consumo de bebidas alcoólicas, há um aumento da atividade do fígado, para eliminar o excesso de álcool do sangue. Além disso, o álcool provoca desidratação e hipoglicemia.
Toda essa sobrecarga faz com que o álcool demore mais a ser eliminado pelo corpo, causando uma toxicidade e provocando sintomas como mal-estar, dores de cabeça, sede, náuseas, dores no corpo, desconforto estomacal, azia, má digestão, tontura, entre outros. E estes sintomas pós ingestão alcóolica excessiva é o que é conhecido como ressaca.
Suco revitalizante
A nutricionista Cecília Alckmin ainda sugeriu, para os dias de folia, um suco revitalizante, que pode ser facilmente preparado. Para o preparo, é necessário 200ml de água de coco, uma xícara de melancia picada, meio limão espremido, gengibre e gelo a gosto. E para preparar, basta bater os ingredientes no liquidificador e acrescentar o gelo, que pode ser substituído por melancia congelada, em seguida.