(Foto/ Freepik)
Nos últimos anos, o Brasil tem registado um aumento do número de pessoas a trabalhar em casa. Setores como TI, call centers e contratação remota estão a migrar para o regime de turnos remotos. Porque o regime de turnos remotos pode melhorar a produtividade e a infraestrutura tecnológica.
Mas esta mudança também traz sérios desafios, especialmente em termos de segurança online, proteção de dados e o risco constante do trabalho remoto. Neste blog, vai perceber porque é que o trabalho remoto está a aumentar no Brasil, quais são os desafios de segurança e o que deve evitar quando trabalha em casa.
Por que razão o trabalho remoto está a aumentar no Brasil
O trabalho em casa oferece flexibilidade de horário, um ambiente de escritório em casa e descontração entre jornadas. É algo que atrai muitos trabalhadores no Brasil, e a maioria das pessoas está a optar por uma cultura de trabalho em casa. Quem utiliza a internet para as suas tarefas pode utilizar uma VPN para dispositivos móveis ou um sistema para navegar em sites com restrições geográficas, essenciais para o trabalho.
Trabalhar a partir de casa evita longas viagens de uma cidade para outra, ajuda a equilibrar as necessidades familiares e proporciona mais liberdade na vida diária.
Muitas empresas, incluindo empresas de estética no Brasil, estão a oferecer a opção de trabalho remoto aos colaboradores. Isto ajuda as empresas a poupar em contas de serviços públicos e aluguer de escritórios comerciais. Além disso, pode trabalhar facilmente para empresas estrangeiras sem sair de casa ou da cidade.
Muitas empresas também oferecem modelos híbridos que combinam trabalho remoto e presencial. Esta configuração proporciona flexibilidade e liberdade para trabalhar e viver.
Agora, os colaboradores podem personalizar o seu espaço de trabalho conforme desejarem. A maioria das pessoas transforma uma divisão num escritório em casa e decora-a com todos os artigos essenciais e decorativos para torná-lo um espaço mais convidativo.
Muitas empresas no Brasil oferecem ligação de banda larga gratuita aos colaboradores que optam por trabalhar a partir de casa. Também garantem que a sua ligação é forte e segura para uso em todos os seus dispositivos. Além disso, as empresas de telecomunicações também estão a oferecer ofertas atrativas para que os trabalhadores possam trabalhar confortavelmente nas suas casas ou hotéis, de acordo com as suas necessidades.
No geral, a maioria das pessoas está muito feliz com esta nova cultura de trabalho, e é por isso que os escritórios em casa estão a aumentar no Brasil a cada dia que passa.
Como o trabalho remoto implica turnos fora do escritório, aumenta a hipótese de ameaças de segurança. Abaixo, alguns riscos do Home Office:
Muitas redes domésticas não são tão seguras como as redes de escritório. As redes desprotegidas permitem malware, spyware e acesso ilegal aos sistemas da empresa. Desta forma, todos os seus dados pessoais e da empresa podem vazar para os burlões que os podem usar para os chantagear.
Os trabalhadores remotos utilizam os seus próprios computadores portáteis e dispositivos móveis, que não têm software antivírus atualizado, proteção do sistema de segurança e ferramentas de segurança padrão. Por vezes, os trabalhadores utilizam apps não autorizadas, como armazenamento na cloud, apps de mensagens e partilha de ficheiros, chamados de TI Sombra.
Os trabalhadores remotos não têm parceiros reais que possam ajudar a detetar tentativas de burla. Os trabalhadores desapontados com a empresa ou com qualquer outra coisa podem utilizar indevidamente o acesso ao sistema da empresa para divulgar dados confidenciais.
Os dispositivos domésticos, como telemóveis, computadores portáteis ou sistemas que contêm dados empresariais, podem ser perdidos ou roubados. Deixar o dispositivo desprotegido pode aumentar o risco. Se os dispositivos não estiverem protegidos com um cadeado e forem utilizados em áreas como cafés e áreas públicas, o risco pode aumentar.
Se estiver a trabalhar a partir de casa, terá de tomar alguns cuidados para evitar riscos. Eis os cuidados a evitar ao trabalhar em casa:
• Palavras-passe fracas ou abertas: Não utilize palavras-passe fracas ou abertas na rede de trabalho. Se estiver a utilizar uma rede Wi-Fi, certifique-se de que cria uma palavra-passe forte e não a deixe aberta.
• Redes desprotegidas: Não utilize Wi-Fi público, como em aeroportos e cafés. Utilize sempre VPNs legais e autorizadas em áreas públicas para evitar o risco de ameaças e roubo de dados.
• Apps não autorizadas: Evite utilizar aplicações não autorizadas, pois a sua utilização para partilhar ficheiros e aceder a sistemas pode aumentar o risco para a segurança do seu dispositivo.
• Regras e regulamentos: Não ignore as regras e regulamentos da empresa pensando que se trata apenas de trabalho remoto. Siga sempre as diretrizes da empresa para evitar riscos futuros.
No Brasil, a cultura do trabalho remoto está a crescer rapidamente, uma vez que as pessoas estão a obter mais flexibilidade, oportunidades, menos custos e uma estrutura melhorada. Mas, com as vantagens do home office, também existem desafios e riscos. Em particular, a cibersegurança e a proteção de dados do sistema estão em maior risco.
Para tornar a sua experiência de trabalho remoto fácil e confortável, deve ter em atenção a utilização de dispositivos de boa segurança, redes seguras, seguir regras e regulamentos e utilizar apps legais. Ao atentar nestes aspetos, o Brasil pode expandir o seu trabalho remoto.